quinta-feira, 7 de maio de 2015

A MACROFOTOGRAFIA


por atomicpuppy68


Cada vez existe uma maior oferta de câmaras fotográficas com capacidades, efeitos e tecnologias para facilitar a vida dos amadores da fotografia. Porém, uma função encontrada em praticamente todas as câmaras – mesmo em algumas muito simples –  é a capacidade de fazer macrofotografia.


Esse género fotográficotem o mérito de criar imagens com detalhes minúsculos do mundo que nos cerca. Usada principalmente na fotografia de natureza, a macro também descobre o espaço urbano e os produtos industrializados de uma forma original.
A macrofotografia também é muito utilizada nas ciências naturais, por revelar estruturas de seres minúsculos com muita clareza.

 Para se fazer fotografia macro, basta colocar-se muito perto  do  objeto e fotografá-lo. As câmaras compactas na sua grande maioria têm uma função macro que permite focar um objeto a 5 cm ou menos da câmara, dependendo da qualidade da lente.
Para se obter boas fotografias macro é importante estar atento a alguns aspetos.
A iluminação e a profundidade de campo devem ser motivo de atenção para o fotógrafo que vai fotografar a pequena distância.
O ideal é contar com um fundo bastante desfocado, que irá destacar o tema de forma surpreendente. Para obter esse efeito de fundo borrado, é necessário uma câmara que permita o ajuste de abertura do diafragma, e deixá-la no menor número possível.
por Luciano de Sampaio
Como a câmara estará muito próxima do tema, é necessário verificar se a sombra da lente – ou mesmo do fotógrafo – não aparece na imagem pois a iluminação é bastante  importante para esta modalidade fotográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário