quinta-feira, 23 de abril de 2015

A MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL

COMPLETA AS AFIRMAÇÕES USANDO A LISTA DE PALAVRAS ABAIXO: 
sensor, computador,  vermelho, memória, azul, pixels, luz, USB, e-mail , obturador,  verde, cartão de memória

A máquina fotográfica digital funciona de uma forma semelhante a um computador (1). 

De facto, possui um sensor(2)  sensível à luz(3) (tal como o filme na máquina analógica). 

Quando carregamos no botão do obturador(4) , o sensor capta  a luminosidade exterior e transforma-a em corrente elétrica, lida pela máquina em código binário, um código de números que o computador gera e traduz na imagem que surge no visor digital.

Os responsáveis pela formação da imagem são pequenos elementos chamados pixels (5)(picture elements, ou seja, elements da imagem). São pequenos pontos luminosos, invisíveis a olho nu, sensíveis às três cores primárias: vermelho(6), verde(7) e azul(8).

Milhões de pixels estimulados pelos impulsos elétricos  do  sensor vão formar a imagem digital colorida no visor. Quanto mais capacidade de armazenar pixels tiver  a máquina, mais nítida será a imagem mas em compensação precisará de mais memória(9) . Tal como um computador, a máquina fotográfica digital utiliza uma memória interna que pode ser aumentada com o uso de um cartão de memória(10) com maior capacidade. 

A máquina vem equipada com um cabo denominado USB(11) que a liga ao computador para transferência das imagens do cartão para o computador, ficando o cartão disponível para outras imagens. Uma vez armazenadas no computador, podemos gravar as imagens em CD e outros suportes para levar a uma loja e imprimir, enviá-las por e-mail(12) ou publicá-las nas redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário