segunda-feira, 13 de abril de 2015

Um artigo muito interessante!


Tradução livre deste artigo:

Queres tirar excelentes fotografias?
Tens de compreender 3 coisas:
ABERTURA DO DIAFRAGMA - VELOCIDADE DO OBTURADOR - ISO

A ABERTURA DO DIAFRAGMA controla a luz que passa pela lente da câmara fotográfica. Se disparas com a abertura mais pequena, uma pequena quantidade de luz consegue passar. 
Por exemplo, tens de tirar uma fotografia num local muito luminoso, como corriges isso? Muito simples: escolhe uma abertura mais pequena. A abertura mede-se com "f-stop". Um "f-stop" maior significa uma abertura menor. Um "f-stop" menor significa uma abertura maior.

A VELOCIDADE DO OBTURADOR é o tempo que o obturador abre para permitir a entrada de luz até ao sensor da câmara digital. É medida em frações de segundo. Uma velocidade maior é usada para fotografar de dia, uma velocidade lenta permite a entrada de mais luz numa fotografia noturna.

 ISO está relacionado com o nível de sensibilidade da máquina para  a luz disponível no ambiente que vamos fotografar. Um número baixo de ISO representa baixa sensibilidade à luz enquanto que um número alto significa alta sensibilidade. A desvantagem em usar uma sensibilidade mais alta é que produz imagens com muito grão.


Estas três variáveis  têm de funcionar em conjunto para se obter fotografias corretamente expostas: nem demasiado claras (sobre expostas), nem demasiado escuras (sub expostas).
Por exemplo, ao meio dia, estamos em presença de muita luz do sol. Com uma abertura pequena do diafragma, controlamos a entrada de luz. Significa que  o sensor da câmara precisa de um pouco mais de  tempo para captar a luz ambiente, ou seja a velocidade do obturador terá de ser mais lenta. ISO 100 nestes casos é adequado.
Se fotografarmos à noite, num ambiente de luz artificial dentro de casa, por exemplo, devemos aumentar a abertura do diafragma, reduzir a velocidade de obturação e aumentar o ISO, caso necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário